Renda Renascença, Renda Irlandesa

Quem copiou de quem ?

A renda de agulha é chamada assim porque é feita com uma agulha e é também chamada no Brasil de Renda Renascença e Renda Irlandesa (http://rendadeagulha.blogspot.com/)

Vamos dar uma olhadinha nesse utensilho indigena brasileiro, que digamos de passagem é patrimonio milenar de nosso povo, passado de geração a geração.
Agora vamos ver um ponto de base da renda de agulha, criado na Italia?
Voces viram bem? E a mesma coisa!

Então me permitam questionar se também a técnica da renda de agulha não é patrimonio indigena brasileira, apropriado pela Italia. Me respondam então, quem copiou de quem?

Quem sabe, nossos indigenas foram de piroga até a Italia aprender o ponto e fazer seus utensilhos milenares, ou foram os invasores que viram os utensilhos dos indigenas se apropriaram dessa tecnica e levaram pra la fazendo passar a renda de agulha por invençao europeia?

Para mim a resposta é clara, a renda de agulha também teve sua origem no patrimonio milenar de nossos indigenas. Elementar meu caro Watson!
So não ve quem não quer.

Ler também meu artigo, Patrimônio Rendeiro Brasileiro:
http://rendadebirros.blogspot.be/2011/12/patrimonio-rendeiro-brasileiro.html

Rendeiras de Arraial do Cabo:
http://www.rendadebirros.blogspot.be/2012/12/rendeiras-de-arrail-do-cabo.html
Enquanto nossos pesquisares continuarem vendo nosso patrimonio indigena milenar como inferior ao patrimonio europeu, não vamos descobrir a verdadeira historia da renda europeia que foi ofuscada durante anos.